quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Como funcionam os potenciômetros e trimpots (1/2)

Potenciômetros e trimpots podem ser encontrador na maioria dos aparelhos eletrônicos. Potenciômetros e trimpots estão numa categoria de resistores variáveis e ajustáveis que possuem diversos tipos de características e variadades.


--


Os trimpots são pequenos resistores variáveis formados por um anel incompleto de um material resistivo (carbono) sobre o qual desliza um cursor.
Nas duas extremidades do anel são ligados dois terminais(A e C) . É óbvio que a resistência que medimos entre estes dois terminais corresponde à passagem da corrente por todo o anel e, portanto, é máxima e fixa. Esta é a resistência normal ou "nominal" do trimpot e que vem marcada no componente de modo a identificá-lo.
Na imagem ao lado você vê um trimpot de 440Ω

Os trimpots são mais ou menos lineares (dentro da precisão indicada pelo fabricante), o que quer dizer que na metade do anel, obtemos uma resistência de 220KΩ para um trimpot de 440KΩ .


Veja que, se usarmos os três terminais do trimpot isso significa que girando o cursor de A para C, a resistência entre A e B aumenta de zero ao valor nominal do componente, ao mesmo tempo que a resistência entre B e C diminui, do valor nominal do componente até zero.





Os trimpots são componentes de pequenas dimensões normalmente dotados de terminais que permitem sua montagem diretamente sobre uma placa de circuito impresso, tanto na posição horizontal como vertical.
Eles se destinam a um ajuste definitivo de uma resistência, o que quer dizer que normalmente só são ajustados quando abrimos um equipamento para uma calibração depois de um reparo, de modo a obter o melhor ponto de funcionamento. Muitos tipos possuem fendas no comando do cursor, de modo a permitir o ajuste por meio de uma chave de fendas.

2 comentários:

  1. Sou estudante de engenharia elétrica, parabéns pelo trabalho e pela boa explicação. Se possível poste a bibliografia para pesquisa. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem sou estudante de engenharia elétrica :) 3 ano , site do newton c braga e o sadiku

      Excluir