domingo, 24 de março de 2013

Hoje vamos falar sobre pilhas e baterias . (3/3)

Hoje , por falta de tempo , vou reproduzir o circuito encontrado no site do newton c braga . 

--
Como funciona
O carregador nada mais é do que uma fonte de corrente contínua que faz circular pelas baterias em recarga uma corrente no sentido inverso àquele em que ela circula quando no fornecimento de energia.
Assim, ligamos o pólo positivo da fonte de recarga ao positivo da
bateria e o negativo da fonte ao negativo da bateria fazendo circular uma corrente que tipicamente deve estar entre 30 e 100 mA para a recarga de pilhas comuns.
No nosso projeto, a principal característica é o não uso de um transformador para maior economia. O que fazemos é aproveitar a reatância capacitiva de C1 para reduzir a tensão da rede e depois retificar a
tensão obtida por meio de uma ponte de 4 diodos.
Os resistores em paralelo com C1 servem para descarregar este componente quando o carregador é desligado. Sem eles existe o perigo do capacitor reter uma boa carga que vai causar choques se alguém tocar em algum ponto vivo do circuito ou mesmo nos pinos da tomada (mesmo com o aparelho desligado).
A tensão contínua é filtrada por C1 e depois aplicada as pilhas em recarga por um resistor limitador de corrente que é R4.
O LED em paralelo serve para indicar que as pilhas se encontram em recarga.

O único componente crítico desta montagem é C1 que é um capacitor de poliéster para alta tensão e de boa qualidade. Para a rede de 110 V devemos usar um capacitor de 1 uF com tensão de isolamento de pelo menos 200 V. Para a rede de 220 V devemos usar um capacitor de 470 nF com pelo menos 400 V de tensão de isolamento.

Os diodos são comuns 1N4004 ou de maior tensão da mesma série. Os resistores são de 1/8W ou maiores e o LED é vermelho comum.

O capacitor C1 deve ter uma tensão de trabalho de pelo menos 50 V e seu valor não é crítico. Na verdade, capacitores de 10 uF a 220 uF podem ser usados nesta aplicação.

Para as pilhas é interessante ter suportes apropriados que serão mantidos ligados em paralelo ao circuito ou conectados por meio de garras .

LISTA DE MATERIAL

Semicondutores:

D1 a D4 - 1N4004 - diodos retificadores de silício

LED1 - LED vermelho comum

Resistores: (1/8W, 5%)

R1, R2 - 1 M ohms

R3 - 220 ohms

R4 - 100 ohms

Capacitores:

C1 - 1 uF/200 V (110 V) ou 470 nF/400 V (220 V) - capacitor de poliéster - ver texto

C2 - 10 uF/50 V - eletrolítico

Diversos

Placa de circuito impresso, suportes para pilhas pequenas, médias e grandes, cabo de força, caixa para montagem, fios, solda, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário