quarta-feira, 13 de março de 2013

Eletronica - Como funciona o capacitor (2/2)

Continuando .. Os tipos de capacitores .


Capacitores eletrolíticos
Este tipo de capacitor usa folhas de alumínio como armaduras e como dielétrico uma finíssima camada de óxido que se forma sobre as folhas por um processo eletrolítico.
Como esta camada é muito fina, podemos obter grandes capacitâncias em pequenos espaços.

Assim, os capacitores eletrolíticos se caracterizam por sua capacitância elevada sendo encontrados em valores tipicamente de 0,5 a 100 000 µF ou mais.
Os capacitores eletrolíticos são polarizados o que significa que existe uma armadura que deve ficar sempre positiva em relação a outra.
A marcação de polaridade é feita no próprio invólucro destes componentes . Sendo sempre marcado o cátodo ou o lado negativo.


Capacitores de tântalo

Os capacitores de tântalo são semelhantes aos eletrolíticos no principio de fabricação exceto pelo fato do óxido que se forma ser de outro elemento: o tântalo.
Como o óxido de tântalo tem uma constante dielétrica muito maior do que o óxido de alumínio, é possível obter grandes capacitâncias em componentes de tamanho extremamente reduzidos.
Os capacitores de tântalo também são polarizados.

Capacitores cerâmicos


Cerâmicas especiais como as de titânio, bário e outras são usadas como dielétricos destes capacitores que encontram aplicações em circuitos que vão de corrente contínua a altas frequências.

O tipo mais comum é o disco cerâmico que pode ser encontrado com capacitâncias de 1 pF a 470 nF tipicamente.






Capacitores de poliéster (filme)

Um outro tipo de plástico que é muito usado na fabricação de capacitores é o poliéster que tanto pode dar origem aos tipos tubulares como planos.

Este tipo de capacitor também não é recomendado para aplicações em frequências muito altas e pode ser encontrado numa faixa de valores de 1000 pF a mais de 10 µF.




Como Testar

Um capacitor em bom estado deve se comportar como um isolante.
Assim, quando medimos sua resistência com um multímetro, um capacitor em bom estado apresenta uma resistência infinita.
Alguns capacitores de valores altos (acima de 10 µF) podem apresentar uma pequena resistência, denominada "de fuga" que é tolerada se for acima de 1 M?.
No entanto, se qualquer resistência abaixo deste valor for medida o capacitor estará comprometido.
Uma resistência nula indica um capacitor em curto e uma resistência em baixa indica um capacitor com fugas.
O teste com o multímetro não revela se o capacitor está bom (com capacitância) a não ser quando ele tenha valores acima de uns 470 nF.






Nenhum comentário:

Postar um comentário