Os tipos de transistores
Vamos agora entender o que é Base , coletor e emissor.
Base - é a parte que controla a passagem da corrente;quando a base está energizada, há passagem de corrente do emissor para o coletor, quando não há sinal não existe essa condução. A base esquematicamente é o centro do transistor.
Coletor - é uma das extremidades do transistor;é nele que “entra” a corrente a ser controlada. A relação existente entre o coletor e a base é um parâmetro ou propriedade do transistor conhecido como β (beta) e é diferente em cada modelo de transistor.
Emissor - é a outra extremidade; por onde sai a corrente que foi controlada.
Códigos, Tipos e Identificações de terminais.
Para usar um transistor é fundamental que saibamos para que serve um determinado tipo e também como identificar os seus terminais.
Procedência Americana - usam na sua codificação a sigla 2N para diferenciar dos diodos que usam 1N..Esta sigla 2N vem seguida de um numero que corresponde ao modelo, porém não serve para informar que tipo de transistor temos; se é de uso geral ou áudio, de potencia ou RF, se é NPN ou PNP, se é de silício ou germânio.Para os transistores, com indicação 2N é necessário consultar um manual ou datasheet fornecidos pelos fabricantes; ou ainda tentar encontrar essas informações na Internet.Na figura abaixo temos alguns exemplos com indicações dos terminais:
Procedência Européia -para esses transistores, o próprio tipo do transistor já fornece muitas informações sobre o que ele é.
Assim, para a primeira letra já temos informações do material usado em sua fabricação:
A = Germânio;
B = Silício.
Para a segunda letra temosinformações se o transistor é de uso geral (áudio),Potencia ou RF:
C = Uso geral ou áudio;
D = Potência;
F = RF.
Os transistores para aplicações profissionais possuem uma terceira letra indicativa.Para os comuns temos um numero.Damos a seguir alguns exemplos:
BC548 – Transistor NPN de uso geral, de baixa potencia ou áudio.
BD136 - Transistor PNP de potência;
BF254 - Transistor NPN de RF.
Veja que esta maneira de indicar os tipos ainda não diz se ele é NPN ou PNP. O manual ainda é necessário para identificar os terminais.
Parte 3 - Acionando cargas com o transistor
Nenhum comentário:
Postar um comentário