quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

IDE - Arduino (3/3)

Independente do sistema operacional ultilizado , voce verá  uma janela semelhante em ambos os sistemas .


O IDE é dividido em três partes: a Toolbar no topo, o código no centro, e a janela de mensagens na base. A Toolbar consiste de sete botões. Na Toolbar há uma guia, ou um conjunto de guias, com o
nome do arquivo do codigo. Também há um botão posicionado no lado direito. Ao longo do topo há a barra de menus, com os itens File, Edit, Sketch(codigo), Tools e Help. Os botões na Toolbar fornecem acesso conveniente às funções mais utilizadas dentro desses menus.

Da esquerda para a direieta voce verá os botões 


Verify - Verifica se há erros no código
Upload - Carrega o codigo para o arduino 
New- Abre um novo codigo ou sketch 
Open - Abre um arquivo de codigo previamente salvo 
Save - Salva o codigo aberto 
Serial Monitor - Exibe os dados seriais enviados do Arduino

--

O botão Verify/Compile é utilizado para verificar se seu código está correto e livre de erros, antes que você faça o upload para a placa do Arduino.

O botão Upload  faz o upload do código contido na janela de sketch atual para seu Arduino. Certifique-se de que você selecionou corretamente a placa e a porta (no menu Tools) antes do upload. É essencial que você salve seu sketch antes de fazer o upload para sua placa, caso ocorra algum erro que trave seu sistema ou o IDE. Também é aconselhável pressionar o botão Verify antes do upload para garantir que não existam erros que terão de ser depurados primeiro.

O botão New cria um novo sketch em branco, pronto para receber seu código. O IDE pede que você digite um nome e forneça uma localização para seu sketch , então, oferece um sketch em branco, pronto para receber seu código. A guia no topo do sketch exibe o nome que você deu a ele.

O botão Open apresenta uma lista de sketches armazenados em seu sketchbook, bem como uma lista de sketches de exemplo que você pode experimentar com diversos periféricos. Os sketches de exemplo são muito valiosos para iniciantes, por formarem uma base a partir da qual poderão construir seus próprios sketches. Abra o sketch apropriado para o dispositivo com o qual está conectando, e modifique o código conforme sua necessidade.

O botão Save salva o código na janela de sketch para seu arquivo. Uma vez feito isso, você receberá uma mensagem “Done saving” (“Gravação completa”) na base de sua janela de código, indicando que o sketch foi salvo.


O Serial Monitor  é uma ferramenta muito útil, especialmente para depuração de código. O monitor exibe os dados seriais enviados de seu Arduino. Você também pode enviar dados de volta ao Arduino utilizando o monitor serial.


2 comentários:

  1. Bom dia! Muito bom o seu post, parabéns. Dúvidas:
    Quantos "IDE´S" eu posso ter instalados no meu PC WIN7 ao mesmo tempo? Como instalar?
    Como tratar as bibliotecas?
    Por quê?:
    Estou encontrando "sketche´s que não rodam em determinado IDE.
    grato,
    Roberto Carlos

    ResponderExcluir