segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
Programação - Variáveis (1/3)
Uma variável é uma forma de nomear e armazenar um valor numérico para uma utilização posterior pelo programa. Como seu nome sugere, as variáveis são números que podem ser continuamente alteradas ao contrário de constantes cujo valor nunca muda.
Uma variável deve ser declarada e, opcionalmente, o valor atribuído a necessidade de ser armazenado. O código a seguir declara uma variável chamada inputVariable e atribui a ela o valor obtido no pino de entrada analógica 2:
int inputVariable = 0; / / declara uma variável e
/ / Atribui o valor de 0
inputVariable = analogRead (2); / set / variável para o valor de / / analógico pino 2
'InputVariable' é a própria variável. A primeira linha declara que ele irá conter um int, short para o número inteiro. A segunda linha define a variável com o valor analógico no pino 2. Isso faz com que o valor do pino 2 acessíveis em qualquer outra parte do código.
Uma vez que a variável tenha sido atribuído, ou re-atribuído, você pode testar o seu valor para ver se ele atende certas condições, ou você pode usar o seu valor diretamente. Como um exemplo para ilustrar três operações úteis com variáveis, os testes de código a seguir se o inputVariable é inferior a 100, se é verdade, atribui o valor de 100 a inputVariable, em seguida, define um intervalo com base em inputVariable que é agora um mínimo de 100:
if (inputVariable <100) / / testes variável se a menos de 100
{
inputVariable = 100 / / se atribui valor verdadeiro de 100
}
atraso (inputVariable) / / utiliza como variável de atraso
Nota: Variáveis devem receber nomes descritivos, para tornar o código mais legível. Nomes de variáveis como tiltSensor ou botão ajudar o programador e qualquer outra pessoa ler o código para entender o que a variável representa. Nomes de variáveis como var ou valor, por outro lado, pouco fazem para tornar o código legível e só são utilizados aqui como exemplos. Uma variável pode ser chamado de qualquer palavra que não é já uma das palavras-chave na língua Arduino.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário