quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Especificações Técnicas - ATmega

A pecinha que faz toda a magica acontecer é o microcontrolador  mas , ele possui limitações técnicas 

MicrocontroladorATmega328
Tensão de operação5 V
Tensão de entrada (recomendada)7-12 V
Tensão de entrada (limites)6-20 V
Pinos E/S digitais14 (dos quais 6 provêm saídas PWM)
Pinos de entrada analógicos6
Corrente CC por pino E/S40 mA
Corrente CC por pino 3.3 V50 mA
Memória Flash32 KB, sendo 2 KB utilizados pelo bootloader

Velocidade de Clock                            

16MHz


Alimentação

O Arduino Duemilanove pode ser alimentado pela conexão USB ou por qualquer fonte de alimentação externa. A fonte de alimentação é selecionada automaticamente.
Alimentação externa (não-USB) pode ser tanto de uma fonte ou de uma bateria. A fonte pode ser conectada com um plug de 2,1mm (centro positivo) no conector de alimentação. Cabos vindos de uma bateria podem ser inseridos nos pinos Gnd (terra) e Vin (entrada de voltagem) do conector de alimentação.
A placa pode operar com uma alimentação externa de 6 a 20 volts. Entretanto, se a alimentação for inferior a 7 volts o pino 5V pode fornecer menos de 5 volts e a placa pode ficar instável. Se a alimentação for superior a 12 volts o regulador de voltagem pode super-aquecer e avariar a placa. A alimentação recomendada é de 7 a 12 volts.
Os pinos de alimentação são:
  • VIN. Entrada de alimentação para a placa Arduino quando uma fonte externa for utilizada. Você pode fornecer alimentação por este pino ou, se usar o conector de alimentação, acessar a alimentação por este pino.
  • 5V. A fonte de alimentação utilizada para o microcontrolador e para outros componentes da placa. Pode ser proveniente do pino Vin através de um regulador on-board ou ser fornecida pelo USB ou outra fonte de 5 volts.
  • 3V3. Alimentação de 3,3 volts fornecida pelo chip FTDI. A corrente máxima é de 50 mA.
  • GND. Pino terra.
Memória
  • O ATmega328 tem 32 KB de memória flash para armazenar código (dos quais 2 KB são utilizados pelo bootloader), além de 2 KB de SRAM e 1 KB of EEPROM



Nenhum comentário:

Postar um comentário