quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Eletronica - Vamos falar de LED's (1/3)

Tá ,então o que é ??
-Calma pequeno gafanhoto , vamos lá .
LED (“Light Emitting Diode”- diodo emissor de luz) é um semicondutor que quando submetido a energia elétrica, emite radiação sob a forma de luz, na foto ao lado(clique para ampliar) vemos alguns tipos de led que vão desde os smd (de superfície) que são os menores possíveis , a até os displays que são um punhado de leds.
O primeiro LED surgiu em 1962 e foi desenvolvido por um engenheiro da GE ( General Eletric )  – Nick Holoniak Jr. e produzido unicamente na cor vermelha. Alguns anos mais tarde foram lançados nas cores verde e amarelo. Esses LED’s foram usados como luzes indicadoras em muitos dispositivos.
Hoje temos leds das mais variadas cores , como amarelo , verde , azul , vermelho , branco e os
multi-cor vermelho,verde e azul (RGB) .
-Então como que acende ??
Bom, para começar precisamos de 1 LED,uma fonte e  um resistor cujo valor calcularemos no proximo post . O LED é polarizado, isto é, as suas "perninhas" são diferentes e a forma como se liga ao circuito importa , há uma forma correta de o ligar . Uma das perninhas chama-se anodo e liga-se ao positivo. A outra chama-se cátodo e liga-se ao negativo ou GND. As formas de se identificar o ánodo e o cátodo de um LED é através de um chanfro ou parte reta no lado do led .



Fiz uma marquinha no chanfro para identificar o catodo ou GND



O outro modo é olhando na parte interna do LED , lado que tiver a maior parte interna é o lado negativo .





Nenhum comentário:

Postar um comentário