terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Arduino - Voltimetro e LCD

Mais um projetinho bacana .
Voce vai precisar de :
1-Arduino
2-Potenciometros de 10KΩ
1-LCD 16x2
1-Protoboard
Jumper's variados .



Vamos começar com o LCD .
Ligação do lcd na protoboard : voce deverá verificar a pinagem , pois alguns não possuem backlight , como é o meu caso onde a alimentação do led de iluminação é feita pelos pinos 15 e 16 . que vem inversos aos pinos de comunicação que vão de 1 a 14 , ou seja a sequencia da pinagem do meu lcd é (15,16,1,2 ~ 13,14) , veja o datasheet aqui .

No site da nave mãe , podemos encontrar um esquematico de como ligar o display lcd no arduino .Aqui
que é exatamente o que eu fiz . apenas atento a pinagem do meu LCD

Clique na imagem para ampliar .
Agora vamos a parte onde lemos um dado analogico no caso a voltagem , e vamos apresentar em sequencia no LCD


Como podemos ver , a ligação do potenciometro é super simples apenas  3 fios onde o vermelho vai ligado ao 5V , o verde é o sinal que vai ligado no pino A0 do arduino e o branco vai ligado a barra de GND.
Agora vamos a programação do arduino .






#include <LiquidCrystal.h>

LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);

void setup() {
  lcd.begin(16, 2);
  lcd.print("A Voltagem e ");
}

void loop() {
  
  int Valor = analogRead(A0);
  float voltagem = Valor * (5.0 / 1023.0);
  lcd.setCursor(0, 1);
  lcd.print(voltagem);
}


Infelizmente esse projeto eu não vou poder mostrar o seu funcionamento , por enquanto pois o lcd que eu comprei aqui em curitiba , veio com defeito 
Asim que eu fizer a troca eu posto um video explicando passo a passo como motar e tambem o funcionamento , lembrando que a escala MAXIMA é 5 V , onde a sua variação é feita pelo potenciomentro de 10KΩ.

Aos que montarem , por favor escrevam seus comentários . dizendo o se funcionou .

Abraços galera 

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Coloque um resistor de 4,7KΩ ( se eu não me engano) entre o pino de contraste e o GND

      Excluir
  2. Segue um projeto para ler uma bateria 12V.
    Sempre lembrando que o máximo da entrada analógica são 5V
    Para reduzir 12V para 5v utilizamos 3 resistores de 10K.
    http://labdegaragem.com/forum/topics/voltimetro-com-arduino
    Podemos ainda colocar um verificador para quando a tensão for ex: abaixo de 11v.
    Se alguem quiser envio o projeto completo!



    #include
    LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);

    double vcc = 5.00;// tensão de entrada da bateria
    double volt = 0;
    int valor = 0 ;

    void setup() {
    lcd.begin(16, 2); // Iniciando o objeto "lcd" de 2 linhas e 16 colunas
    }
    void loop() {
    // VERIFIVAR TENSÃO DA BATERIA
    valor = analogRead(0); // Ler valor analógico
    volt = (valor/1023.0) * vcc *2.924; // Apenas verdade se vcc for igual a 5V
    // Imprimindo o nível de carga da bateria

    lcd.clear();
    lcd.setCursor(0,0);
    lcd.print("TENSÃO BATERIA ");
    lcd.setCursor(4,1);
    lcd.print(volt);
    lcd.setCursor(10,1);
    lcd.print("V");
    delay (400);

    }

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, como posso fazer se eu quiser ler tensão alternada (por exemplo de minha rede doméstica de 127V), no display com arduíno?
      você ou alguém do blog, poderiam me exemplificar esse circuito? Obrigado!!!
      email: leandro_lupi@hotmail.com

      Excluir
    2. Você pode me ajudar com esse projeto da faculdade?

      Projeto:

      Projete um circuito com a função de voltímetro capaz de medir tensão DC entre 0 e 9,9V. O valor da tensão deve ser mostrado em dois display de sete segmentos, sendo um da unidade e outro do decimo de volt. Deve possuir um botão que ao ser pressionado momentaneamente, deve fazer com que a tensão mostrada "congele" nos displays. Ao ser pressionado novamente o botão, a tensão medida volta a ser mostrada. Devem ser realizadas entre 2 e 5 leituras por segundo. Os displays não devem parecer piscando.

      e-mail: helder7x@gmail.com

      Agradeço,

      Excluir
    3. volt = (valor/1023.0) * vcc *2.924; // Apenas verdade se vcc for igual a 5V
      de onde surgiu o 2.924?

      Excluir
    4. Fernando, meu nome é Wagner e gostaria de receber o projeto completo . Meu email é : wagnerbraum@hotmail.com . Obrigado .

      Excluir
    5. Olá, preciso de uma programação para ler tensões de entradas de 36 a 44v ne entrada e obter a uma saída fixa com 36V para carregar uma bateria,e o valor de tensão da bateria mostrar no lcd, será que da para fazer isso usando um arduino e como ficaria o programa? Obrigado.

      Excluir
    6. Olá, preciso de uma programação para ler tensões de entradas de 36 a 44v ne entrada e obter a uma saída fixa com 36V para carregar uma bateria,e o valor de tensão da bateria mostrar no lcd, será que da para fazer isso usando um arduino e como ficaria o programa? Obrigado.

      Excluir
    7. Boa noite, nesse código quando que vc considera uma bateria baixa?

      Excluir
  3. No meu apareceu essa barrinha será que está com defeito?
    Estou fazendo um projeto de TCC que faça um medidor de energia elétrica, tenho todas as peças mas estou com muita dificuldade em monta-lo. Se puder me dar uma força fico muito agradecido obgd.
    Meu email é: leandropsa2012@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. No meu apareceu essa barrinha será que está com defeito?
    Estou fazendo um projeto de TCC que faça um medidor de energia elétrica, tenho todas as peças mas estou com muita dificuldade em monta-lo. Se puder me dar uma força fico muito agradecido obgd.
    Meu email é: leandropsa2012@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Estou fazendo projeto de TCC tbm, gostaria que entrasse em contato cmg, pois gostaria de ter o arduino alimentado por uma bateria entre 9-12v, porém, que fizesse a leitura da carga da bateria, para se prevenir em não ficar sem bateria, ou seja, eu informaria se a bateria estaria com carga de 0-100%... fico no aguardo.

    Att. André
    andredille@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Srs alguém teria um código para eu verificar a bateria de carro .e temperatura no mesmo cristal lcd sensor de temperatura lm35 obg

    ResponderExcluir
  7. Fernando, meu nome é marcelo e gostaria de receber o projeto completo . Meu email é : marcellosilva308@gmail.com . Obrigado .

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostaria de receber o projeto completo.
    E-mail: luanaspmaia@gmail.com

    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir